Como frear sua moto em uma situação de emergência



Apesar de seus melhores esforços, você está em rota de colisão e não há nenhuma rota de fuga. É hora de travar os freios. Você acabou de aprender a teoria sobre o tempo de reação e o tempo de frenagem, mas na vida real, os pilotos precisam saber mais. Veja como parar com segurança e rapidez.


1.Deixe a motocicleta na posição vertical - você não pode parar rapidamente se a moto estiver inclinada.

2.Aperte os freios dianteiro e traseiro simultaneamente e com força. Até 75 por cento do seu poder de frenagem está no freio dianteiro - se você usar somente o freio traseiro, você aumentará consideravelmente sua distância de parada...

3.Coloque o seu peso o mais para trás possível. Você precisará deslizar o seu quadril para trás no assento e empurrar os braços com força no guidão para evitar deslizar o corpo para a frente.

4. Se a roda traseira travar, deixe travada. Pesquisas mostram que em uma situação de pânico, os pilotos que liberam o freio traseiro quando a roda traseira trava também irão liberar o freio dianteiro, aumentando a distância de parada. A prática mostrará que você ainda pode controlar uma motocicleta com a roda traseira travada - aprender essa técnica no offroad é uma grande ajuda.

5. Aperte a embreagem logo no início da frenagem. Não se preocupe com o uso do freio motor ou na redução das marchas neste cenário. Em uma situação verdadeira de emergência, você precisa manter as coisas simples e eliminar essas variáveis.


Colaborador

author Cesar JB

Cesar JB é o idealizador e criador do grupo "MotoBsB - Motociclismo Brasília" no Whatsapp que deu origem a este blog. Apaixonado por motos, voltou ao mundo do motociclismo depois de mais de 20 anos sem subir em uma moto. Agora pretende recuperar o tempo perdido com passeios e viagens em cima de uma big trail.